LAVAGEM | ABLUTION, 2018
Instalação e performance desenvolvidas por Bruna Amaro, Juliana dos Santos e Daniel Lie.
Bouge B Festival, Antuérpia, Bégica
LAVAGEM | ABLUTION é um processo aberto que iniciou-se a partir da construção de uma instalação e da ativação deste espaço por meio da percepção das possíveis, e impossíveis, agências dos nossos corpos nele. As ações disparadoras deste processo não verbal, a princípio, têm como forte referência as movimentações corporais presentes em ritos de matrizes asiáticas e afro-brasileiras.
Este trabalho faz parte de um grupo de três ações disparadoras: Pós-Podre/Clitórea/ Lavagem, realizadas no Bouge B Festival, Antuérpia, nos dias 26-27-28 de abril de 2018. Essas três ações inserem-se no projeto CENTRO DE MORTE PARA XS VIVXS, idealizado por Daniel Lie. Um projeto híbrido de linguagens artísticas com elementos das artes visuais, performance e dança que envolve oferendas e práticas ritualísticas.
Dagbê, objeto sonoro que consiste em uma adaptação do instrumento Agbê, também conhecido como Xequerê, criado por Bruna Amaro, Juliana dos Santos e Daniel Lie para o LAVAGEM, apresentado no Bouge B Festival, Antuérpia, em abril de 2018.