Your head in my hand, boy, 2019
barra de latão, paetê e fita de cetim sobre tecido,
80 x 24 x 6cm | 81 x 24 x 6cm | 72 x 24 x 6cm [cada]
A noite não adormecerá jamais nos olhos nossos, Baró Galeria, São Paulo/SP
Your head in my hand, boy faz parte de uma pesquisa sobre a representação na história da arte (especificamente nos séculos XVI e XVII) de mulheres vitoriosas diante de violências infligidas por homens.
Num episódio bíblico Judith decapita Holofernes, um general assírio, com a ajuda de sua aia e essa cena é eternizada em várias pinturas ao longo da história. A partir deste tema apresento uma reelaboração dos formatos tradicionalmente usados para a confecção de estruturas que funcionam como bandeiras ou estandartes manuseadas em diversas manifestações populares. Ter a cabeça de Holofernes nas mãos propõe uma reflexão para além da cabeça desse indivíduo em si, mas o que a cabeça de um homem decepada por uma mulher, que ao fazê-lo salvou todo um povo, representa numa sociedade em que a cada duas horas uma mulher é assassinada em crimes de ódio motivados pela condição de gênero.
Fotos: Wallace Domingues
Foto: Raquel Catão
Uma parte deste trabalho foi ativada durante o carnaval de rua de 2020, na cidade de São Paulo. Neste ano me fantasiei de Judith e carreguei uma parte do tríptico enquanto tocava em um dos blocos de carnaval do qual faço parte.