top of page
_TYE6746.jpg
_TYE6762.jpg
_TYE6753.jpg
_TYE6779.jpg
IMG_5997 (1).jpeg

Daninha, 2022

videoinstalação de três canais sobre bordado.

E se nada houvesse entre nós, São Paulo/SP. Curadoria: Clarissa Ximenes.

Termo utilizado para se referir a um tipo de plantação que cresce indesejadamente, Daninha é realizada a partir dos registros em áudio, vídeo e bordado elaborados depois de uma série de caminhadas solitárias da artista pelo território em torno do local de residência. O mesmo trajeto realizado em diferentes situações – ora em coletivo, em dupla e sozinha – dispararam reflexões e sensações advindas da experiência do corpo da mulher no mundo: de como este se projeta na paisagem e do que dela suscita.

Contornar um território desconhecido por 10 dias.
Caminhar por duas estradas e uma trilha com o total de 6km por alguns desses 10 dias.

Este foi um dos procedimentos utilizados por mim com a intenção de me sensibilizar pelo território da Serrinha do Alambari. Tais caminhadas foram cruciais para as reflexões que apresento em Daninha.

Uma mulher caminhando sozinha faz parte da paisagem?
Quais são as paisagen
s para um corpo de mulher?
Como caminhar sozinha sem medo?

Estas e outras perguntas rodearam-me por todo o período da residência enquanto me propus a andar em diferentes formações: ora em grupo, em duplas, mas principalmente sozinha. Esse caminhar sozinha conectou-se fortemente com reflexões que fazem parte da minha poética, na qual apresento questões relacionadas à violência de gênero, porém, trazendo-as para uma esfera pessoal.

Minhas caminhadas foram registradas em foto, vídeo, áudio, mapeadas por aplicativos, e ao final bordadas. No início e durante esse processo, tais materiais foram produzidos sem a intenção de um produto final; foram sendo coletados a fim de registrar e guardar as sensações vividas na ocasião com o máximo de detalhes que eu poderia ter. Daninha, começou a ganhar contornos ainda na residência: um contorno esboçado nas primeiras linhas escritas sobre a minha primeira caminhada sozinha. Este esboço inicialmente i sobre uma experiência individual, revelou-se coletivo quando li estas mesmas linhas para es outres artistas residentes.

Trecho do vídeo que compõe a instalação.

bottom of page